quarta-feira, 12 de maio de 2010

5 semanas



Imagem site saude.fok.com.br

Toda grávida moderna que se preze se inscreve em zilhões de sites que, semana a semana, mandam dados da gravidez por e-mail. Moderna que sou, tenho lido várias informações importantes e outras curiosidades sobre meu tempo gestacional e o desenvolvimento do meu bebê.
Abaixo, seguem informações sobre a minha 5ª semana de gestação (3ª semana do bebê).
Fonte: www.saude.fok.com.br

Muitas mudanças estão ocorrendo agora, algumas você já pode ver, ou sentir; outras serão evidentes apenas mais tarde.
Se vocênunca prestou muita atenção no que você come nós queremos falar com você, senhora X-salada (ou McDonalds) e fritas, esta é a hora dar prioridade para comer os alimentos mais nutritivos que você puder.
Segundo o RDI (Recommended Dietary Intakes), tabela com as recomendações universais sobre alimentação, gestantes a partir do terceiro mês de gravidez devem ingerir apenas 300 calorias a mais do que o normal, totalizando 2.800 calorias por dia. Considera-se que as gestantes de baixo peso ganham em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6kg e 7kg. Então estar grávida não significa que pode exagerar, muito pelo contrário, você deve ter uma alimentação balanceada. Esqueça aquelas frases "Tenho que comer por dois agora". Isso não procede!
Principalmente se você tem plano de saúde, faça uma consulta com um nutricionista qualificado, que pode lhe ajudar a criar um plano de alimentação que vai ajudar. Um plano nutricional irá ajudá-la a obter as coisas que você precisa para o seu bebê e para você.

Seu bebê
No início desta fase o embrião tem a forma de um "disco" e no final da mesma ele tem a forma de uma "sola de sapato" (a região da cabeça é mais larga e maior que a região da cauda). Vasos sanguíneos secundários aparecem na superfície externa do envoltório embrionário (saco coriônico), que está literalmente imerso no revestimento uterino, dando seqüência à formação da futura placenta.
A idade do feto é de 3 semanas e o seu coração microscópico do seu bebê começa a bater nesta semana, muito embora ele não será detectável no ultrassom por algumas semanas, de forma que você tem que esperar um pouco mais de tempo para ouvir aquele som satisfatório (tutu-tutu) que você está tão ansiosa para escutar. Veja o que mais está em construção:
Com o batimento do coração, o sangue vai começar a circular por todo o corpo. O primeiro órgão do seu bebé estará instalado e funcionando!
O início do cérebro; os sistemas cardiovasculares, nervoso e reprodutor, assim como todos os outros grandes sistemas estão em curso.
A bolsa amniótica e a placenta (também conhecidos como hotel e o restaurante) ainda estão formando a este ponto.
Nesse período, o esqueleto do bebê está começando a ser formado.
Todos esse desenvolvimento de alta velocidade e seu bebê tem apenas 2 milímetros de cumprimento, aproximadamente o mesmo tamanho de uma semente de gergelim (veja da próxima vez que você estiver comendo um sanduiche, você não vai acreditar como é minúsculo!).

Sua vida
Não espere seu bebê chegar para investir em uma câmera digital. Com a sua nova câmera (ou com a que você já tem), comece a bater fotos desde o começo da sua gravidez, dessa sua barriga crescendo semana após semana. Depois ao rever as fotos, você não vai acreditar como você estava tão grande (ou tão pequena).
Uma vez que você está tomando todas essas imagens, temos um ótimo lugar para eles. Um documento LifeBook deixá-lo-á a sua gravidez e do seu bebé vida com fotos, clipes de áudio e de vídeo. Carregue o seu primeiro "antes" e obter seu ventre tiro LifeBook começou.
Faça uma lista de todas as coisas que deseja fazer antes de o bebê chegar. Fazer aquele passeio, fazer aquelas compras no shopping ou no Brás,... Inicie o planejamento, porque os próximos meses serão como horário nobre para obter o máximo possível.

Faz bem comer...
- Pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.
- Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.
- A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

É bom saber...
- Cuidado com remédios para gripe, tosse e resfriados. Estamos acostumados a usar esses remédios sem receita médica mas agora que você está grávida, não tome nenhum remédio sem consultar antes com o seu médico.
- Procure evitar chocolates, refrigerantes, café, chá mate ou chá preto, pois todos possuem cafeína. É sempre bom lembrar que algumas mamães podem ter aversão a todo tipo de fragrância, como a de cosméticos, de maquiagens, ou odores de alguns tipos de tintas e até mesmo, alguns alimentos específicos.
- Pode chegar ao extremo como ter náuseas do cheiro do próprio marido. Procure não rejeitar seu companheiro e peça-lhe paciência neste momento. Talvez você também sinta fortes dores de cabeça, salivação excessiva e enjôos.

Futuro papai
A futura mamãe pode estar mal humorada ou calada e pode estar "descontando" os problemas em você. Não leve a mal. Isso é um bom sinal. "Elas tentam descarregar as mágoas em quem têm o maior vínculo afetivo". Planeje uma data especial para comemorar o teste de gravidez positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário