sexta-feira, 21 de maio de 2010

6 semanas - Agora sim!!!


No começo, o tempo parece passar muuuito devagar. Antes de eu engravidar, todas as mulheres que já foram mães falavam: "Aproveita bem a fase da gravidez! É uma delícia e passa tão rápido!". O que aconteceu com o tempo? A pilha do meu relógio biológico está fraca? Falo isso porque, para mim, o tempo tem passado muuuuito... devagar!!! Arrastando-se, na verdade! Enquanto eu espero o Sr. Tempo começar a passar, vou curtindo a revolução que, imagino, deve estar acontecendo no meu ventre.
Beijinhos!

PS 1: A imagem acima é do site saude.fok.com.br
PS 2: Estou com 6 semanas completas de gravidez e o bebê, com 4 semanas completas!

Fonte: http://saude.fok.com.br

Esse é o começo do período embriônico. Um período extremamente importante no desenvolvimento de seu bebê! Ele é, principalmente nesse período, muito sensível à fatores que podem interferir seu desenvolvimento. Grande parte das malformações originam-se nesse período crítico.
Esta semana inicia um período de rápido desenvolvimento celular para o seu bebê, que (no momento) se parece com um mini girino, com uma pequena cabeça e cauda. Os seus olhos, ouvidos e boca começaram já a tomar forma.
O seu bebê está medindo entre 2 e 4mm aproximadamente de comprimento. Essa medida é feita calculando-se a distância do topo da cabeça até o bumbum. Esse tipo de medida é usado pois o bebê passa a maior parte do tempo "sentado", ou seja, com suas pernas encolhidas, o que dificulta a medida da cabeça até os pés.
O seu bebê tem crescido bastante e deve estar do tamanho do granulado de chocolate do seu último brigadeiro, (e do seu último picolé, do último sundae, da última torta,... é ..., talvez talvez você já esteja sentindo o que chamam por aí de desejos de grávida, ou desejo de gravidez!).

Outros marcos emocionantes incluem:

- Seu coração do bebé já está batendo a uma batida regular, embora ele ainda está muito fraco para ouvir.
- Os seus braços estão apenas começando, parecem uns gomos, é como estivessem brotando. - Nos próximos dias tomarão forma de nadadeiras. Sua aparência está modificando e logo será possível visualizar braços e pernas.
- Órgãos como os rins e o fígado, começam a ser formados. O tubo neural, o qual conecta o cérebro e espinha se fechará essa semana.
- Os intestinos também estão em desenvolvimento.

Sua vida
Não gostamos de falar sobre finanças (pois é muito mais divertido falar meinhas de bebê, e sobre os dedinhos do bebê, bem como a forma de decorar o seu quartinho (infantário), e do chá de bebê que a sua melhor amiga vai organizar,..), mas nunca é cedo demais para se pensar sobre orçamento e poupar dinheiro.

Faz bem comer...
Dar preferência para frutas, como a maçã, fonte importante para suprir o organismo com fibras, que evitam a prisão de ventre, pode ser uma opção bastante adequada.
O ideal é que você consuma mais alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e proteínas, evitando carboidratos. Produtos enlatados, doces e massas podem causar gases e queimação no estômago, sendo assim, evite-os também. Nesta fase, você vai ter desejos por alguns alimentos e repulsa por outros, chamamos isso de malácia. E o mais importante: beba muita água, pois além de hidratar o organismo, ela provoca urina excessiva que acaba por liberar toxinas do seu corpo. Bastante leite também é aconselhável.

É bom saber...
É bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto. Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.
Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê. Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.

Futuro papai
Seu filho vai te custar aproximadamente US$160.140,00, e o que você ganha com isso?
- Direito de dar nomes. O primeiro, o do meio e o último. (seja bondoso com seu filho, ele vai ter esse nome pelo resto da vida dele, você já pode ir pensando nos nomes)
- Olhares de Deus todos os dias.
- Risadinhas debaixo das cobertas todas as noites.
- Mais amor do que seu coração pode suportar.
- Beijos jogados no ar e abraços com velcro.
- Infinitas admirações por pedras, formigas, nuvens e biscoitos.
- Uma mão para segurar, normalmente suja de geléia ou chocolates.
- Um parceiro para fazer bolhas de sabão, soltar pipas.
- Alguém para fazer você rir como bobo, não importa o que seu chefe tenha dito ou como as bolsas se comportaram nesse dia.
E muito, muito mais...

O que o futuro papai pode fazer para ajudar a parceira com as náuseas?
1.Certos aromas podem desencadear os enjôos - café, perfumes, creme de barbear, sabonete, suor, etc. Tente mantê-la afastada desses cheiros até que o mal estar melhore.
2.Encoraje a futura mamãe a fazer uma dieta saudável rica em proteínas e carboidratos e a beber bastante líquido, especialmente, água.
3.Coloque alguns biscoitos salgados tipo "crackers" ou "pretzels" no criado mudo e peça para ela comer alguns antes de se levantar.
4.Entenda que ela pode não se sentir bem ao cozinhar, lavar pratos e roupas e outros afazeres domésticos nesse período. Você poderia ajudar muito sugerindo que ela descanse enquanto você dá uma mãozinha, fazendo o que não costuma fazer, ou arranjando alguém para fazer esses serviços (caso seja possível).

Nenhum comentário:

Postar um comentário