sexta-feira, 28 de maio de 2010

7 semanas

Selecionei a imagem desse tradicional bolo de aniversário para comemorar mais uma semana do meu filhote! Junto com o bolo, estou postando a tradução (livre, diga-se de passagem) de um interessante artigo do site www.i-am-pregnant.com
Grande beijo,
Mila

Estou com 7 semanas completas de gravidez e o bebê, com 5 semanas completas!

7ª SEMANA
Esta semana seu bebê tem um salto de crescimento surpreendente. No início desta semana, o bebê mede aproximadamente de 4 a 5 mm e, no final da semana, ele mais do que duplicou de tamanho (entre 11 a 13 mm)! Seu peso é de aproximadamente 0,03 gramas.
Não é incomum a grávida perder uns quilinhos ou manter o mesmo peso, devido a enjôos ou outros sintomas do início da gravidez.
Nessa semana aperfeiçoam-se os "botões" que, futuramente serão as perninhas e bracinhos do bebê. As pernas já são maiores do que na semana anterior e apresentam-se divididas em segmentos onde as mãos e os pés serão formados. As mãos e os pés também têm uma área onde os dedos começam a se formar. Neste ponto de sua gravidez, o coração do bebê já é dividido em câmaras direita e esquerda. Os hemisférios do cérebro continuam a crescer e as passagens de ar para os pulmões são visíveis. Os olhos do bebê começam a receber pigmento. O nariz está em desenvolvimento e as primeiros traços do rosto já podem ser vistos. O abdômen do bebê também está se desenvolvendo rapidamente. Em anexo, o pâncreas já está presente. O aparelho digestivo está começando a se formar, da mesma forma que o intestino posterior.

Nessa semana destaca-se o rápido desenvolvimento de mãos e pés (ver abaixo).

O desenvolvimento da mão do bebê no início da 7ª semana (com cerca de 48 dias de gestação):

E esta é a mesma mão apenas 3 dias depois (com 51 dias de gestação):

O desenvolvimento embrionário do pé entre a 7ª e a 8ª semana. Os pés do bebê estão se desenvolvendo em uma velocidade surpreendente também! (51º dia de gestação)

E este é o mesmo pé na 8ª semana (60º dia de gestação)

Um comentário:

  1. Nossa Mila que incrivel que é o desenvolvimento do nosso bebe né? de um dia para outro eles já estão diferentes...
    Vc me deu uma boa idéia, postar sobre o exame morfológico, o pouco que eu sei é que é feito a medida de todos os membros, desde os dedinhos do pé, osso nasal, distancia entre os olhos para que seja feita uma varredura com porcentagem de o bebe ter síndrome de down e outras patologias..eles tem uma tabela para fazer esses calculos, se passar de 13 semanas e 6 dias nem tem mais tabela pra calcular e ai só no 2ºtrimestre...
    Seu bebe esta lindo viu?
    bom domingo pra vcs
    bjinhus

    ResponderExcluir