sexta-feira, 21 de maio de 2010

"Cadê a fome de leoa?" - Enjôo na gravidez



Confesso que até poucos dias atrás achava enjôo de grávida uma frescura de certas mulheres. Da outra vez que eu engravidei não senti nem um tantinho de enjôo e, dessa vez, estava com uma fome de leoa até... uns três dias atrás! Comecei com certa predileção por determinados alimentos e repulsa por outros. Mas desde ontem não consigo comer direito e passo enjoada 24h por dia, com picos de mal-estar daqueles que fazem a gente ficar verde! Chego a acordar de madrugada enjoada!
Que horror!
Essa é para eu aprender a não duvidar das minhas pobres colegas grávidas...
Seguem trechos de textos sobre o assunto retirados da internet. Boa leitura!
Fontes:
revistacrescer.globo.com
http://www.e-familynet.com
"As mudanças hormonais, o aumento da sensibilidade do olfato e o excesso de ácidos no estômago são alguns dos fatores que contribuem para que 80% das mulheres grávidas sintam enjôos. Geralmente, isso vai desaparecendo no final do primeiro trimestre, porém em alguns casos pode durar a gravidez toda.
Os enjôos estão ligados ao hormônio HCG, que ajuda os ovários a produzir progesterona e estrógeno durante o primeiro trimestre da gestação.
Se tu estás sofrendo desse mal, aqui vão algumas dicas:
. Coma pequenas porções e em intervalos freqüentes (a cada 3 horas, pelo menos). O enjôo pode piorar se o estômago estiver vazio;
. Coma alimentos ricos em carboidratos e proteínas;
. Coma a cada duas horas e tenha sempre à mão bolachas de água e sal;
. Durante as refeições não beba nada, isso dificulta a digestão;
. O enjôo pode piorar ao tomar vitaminas. Consulte seu médico se esse for seu caso;
. Evite as comidas fortes, com muita gordura e principalmente as frituras;
. Tomar iogurte, que é rico em vitamina B, reduz o enjôo;
. Não escove os dentes em jejum, coma alguma coisa antes;
. Limonada sem açúcar e bebidas frias e ácidas, ajudam a diminuir o enjôo;
. Evite deitar após as refeições
Frutas mais indicadas: abacaxi, kiwi, laranja, limão e água-de-coco.
Frutas contraindicadas: banana, manga, abacate, fruta-do-conde, graviola e pêssego.
Obs: Não deixe de consultar seu médico se vomitar muito, os vômitos em excesso podem provocar desidratação."

Um comentário:

  1. 0la !!!
    Ja fiz tudo isso de tudo um pouco , mas nada adiantou estou com 7 semanas e a unica coisa que me fazia melhorar um pouco era a limonada sem açucar que acabei enjoando tbm por mt tomar , se tiver outrar dicas que possam me ajudar agradeço !!!

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