segunda-feira, 24 de maio de 2010

Desejos... de grávida!


Os desejos na gravidez até pouco tempo atrás eram considerados por mim como desculpas das gravidinhas para se esbaldarem com as delícias culinárias que bem lhe interessassem. Outro ledo engano... Assim como o enjôo, os desejos são algo que existem de verdade... juro!!! Sou prova viva!!! Tenho estado muuuuuito desejosa (quando o enjôo permite, claro).

Na minha lista de desejos tidos e realizados estão:
1) MC Chicken
2) Baurú caseiro com batatas assadas (comi 3 dias seguidos!)
3) Churrasco com salada de batata
4) Sorvete de creme com calda quente de chocolate
5) Suco de laranja natural

Para entender melhor o porquê dessas predileções, abaixo estão algumas explicações fisiológicas.

Segundo o http://guiadobebe.uol.com.br :
As alterações dos hormônios que no início causam o enjôo podem desencadear os desejos esquisitos. Os hormônios prolactina e progesterona são os maiores responsáveis pela alteração do apetite e a mudança do ph da boca, levando a gestante comer alimentos que antes não gostava, não mais comer suas comidas preferidas ou mesmo os alimentos com sabores estranhos. Que coisa doida!
Outros especialistas relatam que carências nutricionais levam o cérebro da gestante a procurar alimentos que contenham os nutrientes que possam estar em falta no organismo da mulher e que o bebê que está se formando pode precisar para seu pleno desenvolvimento. Por isso das misturas estranhas protagonizadas pelas gestantes.

No site:
http://demaeparamae.pt ...
Os famosos desejos de grávida são muito comuns, sendo relatados por muitas grávidas. Pelo menos 50% das grávidas irão experimentar um estranho desejo por algum alimento ou por algum tipo de comida pouco usual. Existem alguns desejos mais populares como alimentos muito doces ou muito salgados, podendo também passar por alimentos muito condimentados.
Não se sabe ao certo o porquê de surgirem desejos durante a gravidez, no entanto sabe-se que esta situação é mais uma regra do que uma excepção. Especula-se que seja pelo facto do corpo necessitar de trabalhar a dobrar para produzir um bebé saudável, por isso os desejos podem apenas significar a necessidade de ingerir mais calorias. No entanto, existem alguns tipos de desejos que podem significar necessidades reais, como uma mãe vegetariana ter desejos por carne. Poderá também desejar alimentos que nunca gostou.
Muitas grávidas simplesmente cedem aos desejos, no entanto isto não significa que se sentir vontade de comer tarte de maçã, tenha de comer uma inteira. Optar por uma dose pequena pode ser a solução para lidar com os desejos. As hormonas podem ser responsáveis por desejos estranhos como por exemplo: comer iogurte com presunto.
Por vezes desejos de coisas estranhas que podem ser prejudiciais podem significar uma deficiência de algum tipo de nutriente, como por exemplo: o desejo de gelo pode significar deficiência em ferro; o desejo por chocolate, que é muito comum, pode significar necessidade de vitaminas da classe B. No entanto, se sentir desejo por barro ou terra deve consultar o seu médico assistente. Desejos estranhos como por pasta dos dentes, grãos de café, plasticina, e outras substâncias prejudiciais devem ser relatados ao médico pois podem significar anemia, e ele poderá recomendar um suplemento adicional. No entanto, nunca ingira este tipo de substâncias por muito que lhe apeteça!

Ui, credo!!!
Fui!
Bj!

3 comentários:

  1. Oi Camilucha!!! Oi pequeno da Camilucha!!! Como vão vocês??? Você sumiu... Espero que estejam bem! Quando é sua data prevista para o parto? Como tem se sentido? Ai amiga! Torço muito pra você, viu? Está sempre no meu pensamento! Beijocas na barriga! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jú!
    Sumi, não... tô aqui! rsrsrs
    Obrigada pela torcida e pelas energias positivas!
    Grande beijo,
    Mila

    ResponderExcluir
  3. aiii amiga eu na primeira gravidez tive uma imensa vontade ou DESEJO se comer feijoadaaaaa
    nossa era uma coisa incontrolável!!!!
    mas ainda bem q foi só isso e não foi nada de estranho neh? pq uma feijoada sempre cai bem principalmente no inverno rsrsrs
    seu blo~g está lindooo não nos abandone lá no forum beijossssssss

    ResponderExcluir