sábado, 5 de junho de 2010

8 semanas


Ontem o meu zigotinho fez aniver! Está com 8 semanas e com um desenvolvimento espantosamente rápido! Abaixo seguem as informações recebidas pelo site http://www.fok.com.br/.
Atualizando as contas: estou com 8 semanas de gestação (6ª semana de vida do bebê).

"Seu bebê está crescendo e agora está com seis semanas, graças à matemática da gravidez. Este matemática engraçada é também responsável pela noção amplamente acreditada que a gravidez é de apenas nove meses de duração, quando na verdade ele é mais próxima de 10.

Seu corpo
É muito comum você sentir enjôos nesse período da gravidez. (Enjôos...! E como! A sensação varia de uma leve náusea a um enjôo de ficar verde! Passo praticamente o dia todo com essa sensação...) Para garantir o bom desenvolvimento do bebê tente, em primeiro lugar, tomar as vitaminas pré-natais durante a noite ou com os alimentos. Após ter alguma coisa no seu estômago para ajudar a absorver essas pílulas as vezes podem ajudar.
O ferro é importante, mas é também uma causa comum de náuseas. (Ainda não estou tomando ferro, somente o ácido fólico.) Pergunte ao seu doutor sobre uma vitamina com menos quantidade de ferro, ou experimentar um líquido ou para mastigar forma que possam ajudar com a náuse repugnante.
Se você ainda segue vomitando depois disso, faça uma visita ao seu obstetra, talvez ele posssa te prescrever uma vitamina que é especificamente formulado para mulheres com náuseas. (Vomitei somente uma vez. Fico só no enjôo mesmo...)
Seu útero tem o tamanho de uma laranja e você pode estar sentindo sua cintura se expandir. (Sim!!! À horas, por sinal! Apesar do ponteiro da balança ainda não ter subido nada, a cintura está indo embora. A 'saliência' abdominal está crescendo e meu quadril parece estar aumentando. Mesmo as calças que eram largas na barriga estão apertando no quadril. Agora só consigo usar as que eram beeeeem folgadinhas!) Se esta é a sua primeira gestação, ainda não aparece a barriga. Caso contrário já pode estar percebendo uma "barriguinha". A barriga aparece cada vez mais cedo nas futuras gestações devido à distensão dos músculos e ligamentos abdominais (é claro que isso vai depender do quanto você malha). Você pode se sentir como uma adolescente: com acne e problemas de pele.  Não se aborreça - a gravidez causa um aumento da oleosidade da pele, devido à produção dos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem assim que passa o primeiro trimestre ou mesmo após o parto, quando os níveis hormonais abaixam. (Outro detalhe chatinho: as espinhas! Como já tinha uma tendência a ter umas espinhazinhas antes da menstruação, elas tem dado uns 'ois' no rostinho aqui... Paciência!)
Conforme o útero vai crescendo, é possível que você sinta um pouco de dor na parte inferior do abdômem ou nos lados. Algumas mulheres sentem o útero se contrair nesse período. O útero se contrai durante todo o decorrer da gravidez. Se você não sente nada, não se preocupe. Para umas mulheres é mais óbvio que para outras. Mas, se você notar algum tipo de sangramento vaginal, comunique o seu médico imediatamente. (Como vocês já devem saber, minhas contrações eram fortes a umas semanas atrás e minha médica achou melhor me indicar repouso e utrogestan, já que eu tive um aborto no ano passado que foi interrompido porque meu útero expeliu todo o conteúdo. Bom, mas agora as contrações diminuíram bastante. Sinto-as bem fraquinhas e, muito de vez enquando, médias. Porém, ainda não posso abudar... nada de esforço físico, movimentos lentos e muito descanso quando estou em casa.) 

Seu bebê
Esta semana, seu pequeno girino está começando a parecer um pouco mais humano. (Óóóó, meu zigotinho tá virando gente!) Outros excitantes desenvolvimentos incluem:
Pálpebras, orelhas, lábio superior e da ponta do seu adorável botão nariz estão formando e as orelhas continuam se desenvolvendo bem como o ouvido.
As placas dentárias estão se formando agora. (Essa parte deve estar sendo trabalhosa! A julgar pelos dentes da mamãe e do papai, o bebê vai precisar de mais 1 mês para concluir essa tarefa!) A pele do feto é tão fininha como um papel e suas veias são claramente visíveis.O tronco do corpo do feto está ficando um pouco mais alongado e reto. Seus cotovelos estão presentes e seus braços e pernas estão se alongando também.
O minúsculo coração deste baby está separado em quatro secções distintas e agora está batendo a uma taxa de 150 batimentos por minuto. Isso é mais do que duas vezes o seu batimento cardíaco (mesmo quando Brad Pitt está na tela).
A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve ser de 14 - 20mm. Deve estar agora do tamanho de uma uvinha e pesar cerca de 1 grama. (Chega de lentilha, chega de feijão, agora o meu filhote vai ser do tamanho de uma UVA! Te mete!)

Sua vida
Comece a pensar nos profissionais médicos que vão ajudá-la nesta experiência. Esta é uma das mais importantes decisões que você irá fazer, então faça sua investigação e reserve um tempo entrevistando.
Enquanto você estiver procurando ajuda de um profissional, porque não considerar fazer aulas de exercício físico para gestantes ou uma turma especializada em nutrição pré-natal.

Faz bem comer...
É importante que a futura mãe saiba que gordura não é sinônimo de saúde e que o aumento excessivo de peso pode comprometer o bem-estar do bebê. Procure comer:
1.Muitas frutas - de todo tipo, sucos, frutas secas
2.Muitas verduras e legumes (folhas, hortaliças, leguminosas...)
3.Nozes, castanhas, amêndoas - é cheio de proteína!
4.Queijo branco (minas, ricota), leite desnatado, mel
5.Pão integral, aveia, germe ou farelo de trigo, fibras em geral
6.Tome bastante água e, se puder, água de côco a rodo!!

Evite: enlatados, condimentos, coisas gordurosas, carnes pesadas, carnes cruas, sushi, camarão, lagosta, frutos do mar (para não arriscar), refrigerantes, refrescos e bebidas industrializadas.
(Essa é uma parte atualmente delicada para mim... Como passo o dia todo com náusea, alguns alimentos que eu amava - como arroz integral, pão integral, leite, iogurte, hortaliças e leguminosas... - têm me dado repulsa! Minha dieta está bem restritiva e, confesso, bem menos saudável do que era antes de eu engravidar. Mas, fazer o que? O simples fato de eu pensar nesses alimetos me dá ânsia...!
Tenho comido arroz branco, muuuita carne vermelha, queijo amarelo, peito de perú fatiado, chocolate, bolacha de água e sal com margarina, purê de batatas, batata palha, maçã, mamão, sorvete e bebido muuuuita água. Minha alimentação tem sido basicamente isso! Ok, eu sei que preciso melhorar nesse quesito, mas vamos aos poucos...)

É bom saber...
Procure dormir 8 horas por noite e habituar-se a horários regulares. (Moooorro de sono de manhã cedo e, à noite, tenho dificuldade de dormir cedo. O jeito é dar umas colichadas ao longo do dia sempre que dá! Também tenho percebido que acordo várias vezes durante à noite, seja para ir ao banheiro, para beber água ou para comer bolachinhas de água e sal para amenizar o enjôo.)

Futuro papai
Faça um esforço para ir á primeira consulta pré-natal. Torne-se um Pai envolvido com a gravidez. (O Rick é um pai superparticipativo e fica brabo quando eu marco a médica num dia que ele não possa ir. Está bem empolgado e participa de tudo!)
Faça aquela pergunta - Será que eu também estou grávido? Veja alguns sinais da Síndrome de Gravidez Paterna e faça você mesmo o diagnóstico: 'tive vontade de ir ao obstetra junto com ela'; 'estou começando a cultivar uma barriguinha - na base dos docinhos que tenho comido, é claro!' ; 'fico querendo saber a todo instante de quanto tempo ela está'; 'de repente fiquei mais carinhoso com ela'; 'fui ao Shopping e comprei um sapatinho de lã para o bebê' ; 'tenho estado tenso e com um pouco de enjôo'; 'estou louco para dizer ao mundo inteiro que vou ser papai'; 'oba! Eu tenho um obstetra na minha vida!' É isso aí. Você está realmente grávido. Faça perguntas ao médico dela e divida essa aventura, pois querendo ou não você também está grávido. Leve a mamãe para almoçar, tomar um lanche ou jantar fora após a consulta e discuta com ela alguns pontos sobre a sua gravidez."

2 comentários:

  1. Oi Mila!
    Obrigada pela visita!
    Parabéns pelo seu bebezinho, que Deus abençoa vc´s e que ele venha ao mundo lindo e cheio de saúde!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Oiie Mila obrigada pelas palavras, vou fazer isso mesmo, curtir o bebe, e a fome parece que esta dando uma maneirada..tomare que não seje só impressão minha né?
    Nossa fiquei feliz pela cirurgia ter dado certo...
    E vc esta bem..
    parabeeens pelas 8 semanas...que deus continue abençoando grandemente
    bjinhus e boa semana

    ResponderExcluir