sexta-feira, 9 de julho de 2010

Lista de enxoval - o que comprar no 2º trimestre de gestação

Se tu pretendes tentar descobrir o sexo do bebê antes dele nascer, já poderás programar seu “cantinho” e suas coisinhas de acordo com o sexo. Inicialmente eu queria ter esta surpresa na hora do parto, mas quando comecei a perceber que hoje em dia praticamente tudo no mundo dos bebês é direcionado aos meninos ou as meninas, com poucas opções mistas, comecei a questionar a minha opção. Outro fator que foi importante na minha decisão foi a possibilidade de dar nome ao bebê, imaginando-o como menininha ou “gurizão”. Essa construção da identidade de gênero do bebê parece solidificar ainda mais a relação da família (e, principalmente, do papai e da mamãe) com o serzinho que estamos gestando.

O que comprar no 2º trimestre?
Bom, caso seja seu desejo, assim que tu descobrires se esperas uma menina ou um menino, poderás programar mais detalhadamente alguns aspectos do enxoval. No 2º trimestre sugiro que comeces a pesquisar e, se possível, a comprar as peças de maior investimento.

Para a gestante:
- Kit de hidratação para o corpo: a hidratação continua sendo muito importante já que a pele começa a sofrer as alterações mais bruscas. O ideal é hidratar o corpo duas vezes ao dia, principalmente se tu estás grávida no inverno e mora em regiões mais frias (como euzinha!!!).

- Kit rosto: Limpeza, hidratação e proteção solar. Lembre-se que a pele da gestante tende a ficar mais oleosa ou mais seca. As manchas no rosto também são comuns nesse momento, portanto, continue abusando do filtro solar!

- Roupa de gestante: Nessa fase a gestante começa a perceber que não consiguirá usar suas roupas antigas por muito mais tempo (se é que ainda as usa). Chegou a hora de investir em roupas específicas para gestantes. O melhor é comprar roupas em lojas de gestantes mesmo, já que, apesar de serem um pouco mais caras, elas oferecem modelos reguláveis para que tu continues usando-as toda ou boa parte da gravidez.

Para o bebê:
QUARTO:
Chegou a hora de planejar o cantinho do bebê! Se tu optaste por uma reforma na casa para receber o novo integrante, trate de se apressar para que possas organizar tudo tranquilamente. Lembre-se que a partir da 36ª semana de gestação a mamãe entra na fase do “a qualquer momento” e o ideal é que até lá tudo esteja organizado.
- Móveis: O bebê precisará de um berço (mais o colchão), um armário e um espaço para troca de fraldas (trocador). Demais móveis e outros acessórios podem ser acrescentados de acordo com cada família. Por ser um investimento razoável, sugiro que o quartinho do bebê seja planejado de modo que seu filho possa aproveitá-lo por mais tempo. Os berços que viram mini-camas e as cômodas que viram criados-mudo são bons exemplos de investimento a longo prazo.
ACESSÓRIOS:
Os acessórios e utilidades variam de acordo com a experiência e a vivência de cada mamãe, bem como a rotina de cada família e o lugar onde mora. Algumas peças são básicas, mas outras podem ser retiradas ou acrescidas.
- Babá eletrônica
- Carrinho de passeio
- Cadeirinha para carro
- Bebê conforto
- Banheirinha
ROUPINHAS:
Mesmo com tantos gastos previstos nesse trimestre, pode ser que tu queiras começar a comprar umas roupinhas, ou que queiras organizar as quantidades do que estás ganhando. Lembre-se que as roupinhas RN são usadas, em média, de 15 a 40 dias. Assim, mesmo com tantas mudas que o bebê faz quando é novinho, não invista muito em roupinhas deste tamanho. Caso tu ainda não tenhas o armário do bebê, espere até o quartinho estar mais adiantado para acomodar melhor as coisinhas do seu filhotinho.
FRALDAS:
Se tu tens espaço para guardar pacotes de fraldas, vale a pena ficar atenta a promoções e, eventualmente, comprar alguns pacotes de fraldas. Navegando na net encontrei várias sugestões e resolvi montar essas dicas:
Do parto até 2 meses: 1 fralda a cada mamada (mais ou menos a cada 3 horas), totalizando 240 fraldas por mês. O bebê usará tamanho RN até 3kg e P até 5Kg.
De 3 a 5 meses: são cerca de 6 trocas por dia. O bebê provavelmente usará cerca de 180 fraldas tamanho M.
De 5 a 11 meses: o bebê provavelmente já estará usando tamanho G. Com cerca de 5 trocas diárias ele precisará de cerca de 150 fraldas por mês.
A partir de 1 ano: O bebê já usará (ou estará prestes a usar) tamanho EG. As 5 trocas por dia diminuirão a medida em que o bebê iniciar o treino para a retirada das fraldas.
Tamanhos:
RN = até 3Kg
P = de 3 a 5Kg
M = de 5 a 10Kg
G = de 9 a 12Kg
EG = 14Kg em diante



Sugestão de cálculo básico (pacotes pequenos):
5 pacotes RN
20 pacotes P
27 pacotes M
49 pacotes G

Um comentário:

  1. Muito obrigado pelas dicas! Joia demais!!
    Eu kero tão logo seja possivel saber o sexo do nosso! Justamente pra oraganizar o quarto!!
    Deus abençõe vcs!

    ResponderExcluir