sábado, 26 de fevereiro de 2011

O sono após o nascimento do bebê


Gente, quando comecei a escrever esse post, ia publicar o seguinte: "Desde que a Gabí nasceu (no dia 19/12) eu e o Rick não dormimos mais! Ou melhor, dormimos, mas não mais do que três, três horas e meia seguidas (isso nos momentos "luxuosos"! rsrsrs). Isso porque a nossa bebezinha mama a cada duas, três horas. Na primeira semana de vida a Gabí chegava a mamar a cada 1 hora e meia! E o sono, como fica?"

Bom, mas já faz umas três semanas que eu estava começando a escrever este post e tive que deixar nos rascunhos pois a Gabí tinha acordado (irônico, não?). Voltando ao assunto um tempo depois, tenho boas notícias: a Gabí, atualmente, tem dormido uma média de cinco horas e meia seguidas por noite! Sim, queridas, isto é motivo de muuuuuita comemoração! rsrsrs
Na verdade, percebo que ela está mais "madurinha", mas acho que algumas mudanças em nossa rotina também têm sido fundamentais para que ela passassem a dormir mais durante a noite.
Para as mães (e pais) desesperados em ganhar um tempinho a mais na cama (ou para ter mais tempo para outras coisitas) aqui vão duas sugestões bibliográficas:

Nana, nenê.
Editora Martins Fontes.
Autores: Eduard Estivill e Sylvia de Bèjar

Os segredos de uma encantadora de bebês
Autora Tracy Hogg

Adorei os dois livros, mas confesso que algumas partes acho radical demais para aplicar. O "Nana", por exemplo, afirma que a criança deve ir para a cama até as 21h, 21h30min. Só que se eu cumprisse tal horário, não veria meu marido (que chega em casa do trabalho as 23h) e teria um bebê acordadérrimo as 2h30min, 3h da manhã todos os dias!
Já o "Segredos" propõe a rotina EASY (Eat = comer, Activy = atividades, brincar, Sleep = dormir e You = um tempo para você) que deve ser seguida nessa ordem. Acontece que a Gabí SEMPRE dorme mamando e fica absolutamente relaxada depois da mamada. Discordo da autora quando diz que se deve acordar a criança que dorme mamando. Imaginem a cena, eu tentando acordar uma bebê de 2 meses que dormiu mamando porque na rotina Easy depois de mamar ela deve brincar!
Bom, mas os dois livros também têm um montão de coisas interessantes. Os dois falam da importância de uma rotina clara (fator que eu acredito ter sido essencial para a Gabí começar a dormir melhor) e de se observar o bebê. O "Segredos" fala muito de se observar o tipo de choro, prestar atenção nos movimentos corporais do bebê e tentar interpretar suas necessidades.
Recomendo a leitura dos dois, sempre se adequando os conselhos a sua realidade e a sua percepção do que é melhor para seu bebê.
Beijocas um pouco menos sonolentas,
Mila (e Gabí)

3 comentários:

  1. Eu li e pretendo usar o Encantadora de Bebês como meu guia... acho que em relação à acordar o bebê depois da mamada se refere ao fato de algumas crianças fazerem do peito sua "chupetinha do sono", o que os faz ligar uma coisa a outra e a mamãe ter sempre que dar mamar para a criança dormir. Mas isso vai de mãe pra mãe e de bebê pra bebê. O importante é realmente ter uma estrutura, uma rotina pro bebê se guiar.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Eu li o Nana nene mas, vou ser sincera, ainda não consegui aplicar quase nada, embora concorde com quase tudo... rs... A minha sorte é que o Gu dorme bem, ultimamente tem dormido menos de dia por causa do calor. Estou (ainda) tentando criar uma rotina melhor pra gente e acho que logo logo chego lá! Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Mila! Achei seu blog, e adorei! Estou grávida de 30 semanas, e suas dicas são otimas!
    Eu li o Encantadoras de Bebês, e gostei muito, agora é esperar meu baby lindo chegar para aplicar as dicas ( amigas minhas aplicaram e se deram mto bem) e vou comprar amanhã mesmo o Nana nenê!
    Li todos seus posts desde o começo...linda sua história! Eu tb perdi uma gestação com 9 semanas, e depois de 3 meses engravidei e estou esperando o João Pedro, rs!
    Suas dicas do chá de bebê foram otimas...estou nesta fase, e é mto gostoso! Vou fazer tb os doces, eu e minha mãe...encomendei umas tags com a Eliane tb rsrs, e acredito q ficará lindinho...rs!
    Então, adorei conhecer o blog, e vou te seguir!
    Um beijo grande!
    Ju Chicrala

    ResponderExcluir